sábado, 27 de setembro de 2008

INÍCIO DO MFC

O MFC – RESUMO DE SUA HISTÓRIA
O MFC nasceu no princípio dos anos cinqüenta, às margens do rio da Prata.
O apostolado familiar e a espiritualidade conjugal foram as primeiras promoções do recém nascido MFC, contrapondo-se aos apostolados paralelos do Movimento de Ação Católica. Antecipando-se ao Vaticano II, o MFC colocou em prática algumas idéias que incentivam uma maior e mais efetiva participação dos leigos na Igreja.
Expandindo-se por todo o continente, exerceu e exerce o seu apostolado inquietando a grupos de casais, em todos os países, em atitude de busca, de fraternidade, de hospitalidade, em forma verdadeiramente inspirada no carisma esquecido da família.
Sua principal força está na criação de um movimento de Leigos com unidade latino-americana, que nasce e cresce com força própria em cada país, respeitando a realidade de cada povo e de cada grupo familiar. Os fundadores do MFC iniciaram este trabalho, que foi continuado por seus sucessores e isto trouxe como consequência a necessidade de unidade eclesial; explicitada em Encontros locais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais, que servem de motor e mola propulsora a todo o MFC.
O Movimento se estendeu pela América Latina graças ao carisma apostólico e ao esforço missionário de três casais uruguaios: os Sonera, os Gelsi e os Gallinal e do Padre Pedro Richards, que o propagaram por todo o continente.

Nenhum comentário: